sábado, 9 de agosto de 2008

arroz do dia a dia na pressão com gengibre

Coloque 3 xicaras de arroz crú lavado ou mais dependendo do número de pessoas. Para 6 pessoas,pode-se usar 5 xicaras de arroz a 6 xicaras. Mais ou menos 1 xicara por pessoa. Coloque 2 pedaços de uns 5cms de gengibre- 1 colherde chá de sal ou 1 de sopa rasa, e coloque a cozinhar na pressão. quando chiar a válvula, abaixe o fogo e conte 6 minutos. A economia ao se proceder assim todo dia, será vista no final do mês, em relação ao bojão de gás. Para não ficar papa, pode-se fazer o seguinte: 1 )refogue o arroz, com óleo normal, cebola, alho como vc faz. Coloque agua quente ou fervendo,e também pode colocar um pouquinho de suco de limão. 2) Eu faço o seguinte:Refogo o arroz sem óleo, deixando apenas secar. Aí se coloca água fervendo e uma folha de louro, 1 dente de alho se quiser.,ou apenas o gengibre. Pode-se colocar ervas também. salsa, manjerona,manjericão,alecrim. Procure usar um decada vez para aprender a sentir os sabores. Eu considero que o sabor fica muito melhor , além da economia.
Opcional:

Após o arroz cozido, pode-se passar para um refratário, com cebolinha verde picada, queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de manteiga e castanha-do-pará ralada ou picada e levar ao forno por alguns minutos para pegar sabor.É arroz de forno a jato,mas um pouco mais especial. E ainda opcional, maçã ralada junto e um punhadinho de passas de uvas , para dias especiais.

O que sempre deve-se lembrar é cozinhar em fogo baixo,para que cozinhe bem!

Uma experiência interessante . Após ferver o arroz com agua em panéla comum,embrulhar com jornais 3 a 4 folhas e colocar dentro de um forno, mantendo fechado ,Após 1 a 2 horas ,ele estará totalmente seco e cozido. testei com arroz integral em panéla de barro e me surpreendi., seca totalmente mesmo! Porisso digo que a cozinha é totalmente criativo e surpreendente! É só soltar a imaginação e criatividade!
Mais adiante ,vou postar um arroz feito no forno com vegetais, que também émuito bom!









Nenhum comentário: